Diversos estudos têm demonstrado os riscos à saúde associados ao sedentarismo. Um exemplo é uma pesquisa taiwanesa, divulgada em janeiro, que apontou um aumento de 16% no risco de morte prematura entre indivíduos que passam longos períodos sentados em comparação à média da população. Alguns especialistas até sugeriram que “ficar sentado é o novo tabagismo”.
Em resposta a esses dados alarmantes, o youtuber Lucas Ball, aos 34 anos, decidiu aceitar um desafio proposto por seus seguidores: passar uma semana inteira sem se sentar. Reconhecido por suas aventuras físicas extremas – como o desafio de dormir no chão ou tomar banhos de gelo por 15 dias – Lucas se lançou nesta nova empreitada em 2023.
Contudo, ele admitiu que a experiência de não se sentar foi “pior do que qualquer exercício”, conforme relatou em um vídeo sobre o experimento. Embora tenha tentado manter o desafio por sete dias, Lucas não conseguiu resistir e desistiu após cinco.
“Meu quadril, meus joelhos e meus tornozelos estão sempre doendo, como se estivessem muito fatigados. Mesmo quando eu estava deitado, sentia dores nas pernas e só consegui dormir 4h por noite por conta delas”, compartilhou ao encerrar o teste, desencorajando os seguidores de replicar o feito de forma tão intensa.
Apesar das dificuldades, Lucas notou algumas mudanças em seu corpo durante o período sem se sentar. Confira as principais transformações:
– Melhoria na postura: Ele observou uma leve alteração na posição dos ombros e do quadril, que tiveram um aspecto mais erguido, considerando essa mudança como positiva, pois sua coluna era pouco curvada anteriormente.
– Aumento na produtividade: “Me senti muito mais produtivo ao trabalhar de pé durante a manhã, mas ia me cansando após algumas horas. Acho que passarei a trabalhar as primeiras horas do dia de pé na frente do computador para render mais”, comentou.
– Alterações na digestão: Lucas notou que sua digestão estava mais eficiente e, devido à ausência das pausas sentadas, passou a gastar menos tempo no banheiro. Entretanto, ele mencionou que isso, aliado às dores nas pernas, pode ter levado ao aumento do apetite, resultando em um ganho de meio quilo ao longo dos dias.
Para mais detalhes, assista ao vídeo onde ele relata sua experiência: