Na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisava de uma vitória para se solidificar na liderança da competição. No entanto, a equipe não conseguiu desempenhar seu melhor futebol e saiu derrotada por 3 a 2 para o Juventude, em partida realizada neste domingo (11) no Estádio Alfredo Jaconi. O próximo desafio do time será na Libertadores, onde enfrenta o Palmeiras, na quarta-feira (14), em casa, e a desconfiança dos torcedores é evidente.
Botafogo mantém liderança, mas com riscos
Surpreendentemente, o Botafogo continua no topo da tabela com 43 pontos, mas sua performance na Serra Gaúcha levantou preocupações. Com a derrota, o clube perdeu a oportunidade de aumentar sua vantagem sobre os concorrentes. Caso o Flamengo vença o Palmeiras no Maracanã, poderá assumir a liderança da competição. Por outro lado, o Juventude eleva-se à 12ª posição, somando 25 pontos.
Desempenho do Botafogo deixa a desejar
O Botafogo, focado na Libertadores, teve uma atuação que deixou a desejar e pareceu desinteressado durante a partida em Caxias do Sul. O Juventude, por sua vez, aproveitou-se da apatia do adversário para abrir o placar com um gol de Bozza, após um escanteio. Em seguida, Carrillo aproveitou uma falha defensiva e, sem resistência, ampliou a vantagem para os gaúchos. Apesar de contar com quatro jogadores no meio de campo, o Botafogo não conseguiu estabelecer controle na partida, chegando ao gol apenas em ocasiões de erro do time da casa.
Juventude se destaca na partida
Contrariando as expectativas, o Juventude não foi apenas defensivo. O meia Nenê, numa bela jogada, encontrou Marcelinho, que fez um gol com grande precisão. O veterano, mesmo em sua condição física, ainda conseguiu criar chances, chegando a chutar na trave. O time da casa manteve a pressão, mas o Botafogo reagiu tardiamente, anotando dois gols com Cuiabano e Marçal, que trouxeram alguma emoção ao confronto.
Detalhes da partida
Resultado: Juventude 3 x 2 Botafogo
Competição: Campeonato Brasileiro – 22ª Rodada
Data e horário: 11 de agosto de 2024, às 11 horas (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Gols:
- Bozza, 8’/1ºT (1-0)
- Carrillo, 49’/1ºT (2-0)
- Marcelinho, 2’/2ºT (3-0)
- Cuiabano, 23’/2ºT (3-1)
- Marçal, 35’/2ºT (2-3)
Escalações:
Juventude: Claus; Ewerthon, Boza, Zé Marcos e Freitas (Inocêncio, 26’/2ºT); Goes, Jadson e Nenê (Taliari, 28’/2ºT); Marcelinho (Carioca, 34’/2ºT), Carrillo (Gonçalves, 24’/2ºT) e Erick.
Técnico: Jair Ventura
Botafogo: John; Ponte, Halter, Barboza (Marçal, 20’/2ºT) e Cuiabano; Barbosa (Freitas, Intervalo), Allan, Almada e Romero (Savarino, 10’/2ºT); Martins (Jesus, Intervalo) e Carlos Alberto.
Técnico: Arthur Jorge
A arbitragem foi conduzida por Flávio Rodrigues de Souza, com assistência de Marcelo Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira. O VAR ficou a cargo de Rodrigo D’Alonso Ferreira.