Saiba por que suplementos capilares podem não funcionar para todos os cabelos

Saiba por que suplementos capilares podem não funcionar para todos os cabelos

Nos últimos anos, a tendência de uso de suplementos capilares, promovida por celebridades e influenciadores digitais, vem crescendo em plataformas de redes sociais. Tais produtos prometem resultados como cabelos mais longos, fortes e saudáveis em um curto período. No entanto, a eficácia dessas promessas ainda é motivo de debate.

De acordo com especialistas, a resposta sobre a efetividade desses suplementos não é unânime. Para algumas pessoas, especialmente aquelas com deficiências nutricionais, os suplementos podem realmente oferecer benefícios. Apresentados em formatos como gomas ou cápsulas, esses produtos costumam conter uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo biotina, zinco, ácido fólico e vitamina D, que podem auxiliar no fortalecimento dos fios.

Muitos dermatologistas ressaltam que são vitaminas boas, mas geralmente não são as melhores do mercado. Embora esses nutrientes podem ajudar, não são uma solução eficaz para quadros mais severos de queda de cabelo ou fios danificados. Eles não funcionam para o cabelo crescer mais rápido, mas podem proporcionar uma quantidade a mais de ativos que compõem o fio, permitindo assim que o fio fique mais forte.

Por outro lado, algumas pessoas podem não notar resultados significativos. A eficácia dos suplementos pode ser influenciada por fatores individuais, como genética e saúde geral. Existem mais de 300 causas de queda de cabelo, e os suplementos só ajudarão nos casos em que houver deficiência do que está sendo suplementado. Condições como a calvície de origem genético-hormonal não têm tratamento com suplementação, pois não alteram a ação hormonal relacionada.

Cuidados Preventivos para a Saúde Capilar

Além das dúvidas sobre suplementos, especialistas alertam para os possíveis efeitos colaterais do consumo indiscriminado dessas substâncias, incluindo problemas de hipervitaminose, que podem impactar negativamente a saúde.

Ademais, diversos cuidados diários podem contribuir significativamente para a saúde capilar. Veja algumas recomendações:

  • Sono adequado
  • Hidratação
  • Alimentação rica em proteínas e vegetais verdes
  • Uso de shampoos apropriados para o tipo de cabelo
  • Evitar agressões externas, como secadores, chapinhas e produtos químicos
Compartilhe
Sair da versão mobile