O terceiro filme da franquia “Tron”, que começou lá em 1982, chega aos cinemas no próximo ano, com Jared Leto interpretando um programa chamado Ares que se encontra no mundo real.
Se você não está familiarizado com a franquia “Tron” ou simplesmente quer saber mais sobre um dos maiores lançamentos da Disney em 2025, continue lendo para descobrir tudo o que sabemos sobre “Tron: Ares.” Coloque a música “Separate Ways” do Journey para tocar. Prepare-se para ser digitalizado. Vamos lá.
Quando é a data de lançamento?
“Tron: Ares” chega aos cinemas no dia 10 de outubro de 2025. Imagino que será exibido em cinemas de formato premium. Você vai querer ver este filme em grande – e em alto som.
Quem está no elenco?
Além de Leto como Ares, o elenco de “Tron: Ares” também inclui Greta Lee, Evan Peters, Hasan Minaj, Jodie Turner-Smith, Arturo Castro, Cameron Monaghan, Gillian Anderson e, claro, Jeff Bridges como Kevin Flynn, o criador do mundo computadorizado de Tron.
Quem está fazendo a trilha sonora?
Seguindo os passos da pioneira da música eletrônica Wendy Carlos e da dupla francesa Daft Punk (formada por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo), a trilha sonora de “Tron: Ares” será composta pelos músicos e fundadores do Nine Inch Nails, Trent Reznor e Atticus Ross. Reznor e Ross já forneceram trilhas icônicas para filmes como “A Rede Social”, “Soul”, “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” e, mais recentemente, “Challengers”, de Luca Guadagnino.
Sobre o que é “Tron 3”?
De acordo com a sinopse oficial da Disney, “Tron: Ares” “acompanha um Programa altamente sofisticado, Ares, que é enviado do mundo digital para o mundo real em uma missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial.”
O diretor Joachim Rønning, que assume o lugar de Joseph Kosinski, comentou em uma declaração oficial: “Agora, mais do que nunca, parece o momento certo para retornar à Grid.” Rønning é um colaborador frequente da Disney, tendo também dirigido “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”, “Malévola: Dona do Mal” e “Young Woman and the Sea” para o estúdio.
Como “Tron: Ares” se conecta aos filmes anteriores?
É cedo demais para saber como o novo filme se conecta aos anteriores. “Tron: Ares” foi inicialmente desenvolvido por Kosinski como uma sequência mais direta de “Tron: Legacy.” (A sequência de Kosinski ficou perto de ser filmada – tanto em 2012 quanto novamente em 2015, mas ambos os projetos foram cancelados bem perto do início das filmagens.)
O personagem Ares fazia parte da versão de Kosinski, então será interessante ver se há mais conexões com “Tron: Legacy.” Mas claramente, a maior conexão entre “Tron: Ares” e os filmes anteriores é a participação de Jeff Bridges, que foi introduzido no “Tron” de 1982 como Sam Flynn, um brilhante designer de jogos que criou todo um mundo digital.
Na sequência, ele estava desaparecido, preso dentro de sua própria criação, em um mundo dominado pelo avatar de Flynn, Clu. Ambos foram aparentemente destruídos nos momentos finais climáticos de “Tron: Legacy.” Mas claramente, pelo menos um deles sobreviveu.
Além dos filmes, há algum outro material de “Tron” que devemos ter em mente?
“Tron: Uprising”, uma série animada original ambientada no universo de “Tron,” é muito boa e uma peça essencial do “texto Tron.” (Está disponível no Disney+ agora mesmo.) Também existem muitos quadrinhos, romances e videogames que ajudam a expandir o mundo, embora nenhum seja tão essencial quanto a série animada. Além disso, há o Tron: Lightcycle Run, uma atração nos parques temáticos Magic Kingdom e Shanghai Disneyland (onde é a versão deles da Space Mountain). Por que não experimentá-la antes de outubro de 2025?