A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei contou com uma presença ilustre durante a disputa do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As medalhistas Virna Dias e Mireya Luis Hernandez foram vistas na Arena Paris Sul 1, apoiando suas compatriotas na competição que ocorreu no último sábado (10). A visita das ex-jogadoras pareceu trazer boa sorte à equipe, que conquistou a medalha na ocasião.
Virna compartilhou sua empolgação nas redes sociais: “A torcida está forte para buscarmos essa medalha de bronze para o vôlei brasileiro! Até nossa Mireya Luis Hernandez está com o coração Brasileiro!! Avante meninas !! O Bronze com sabor de Ouro! Vocês merecem! O Brasil ama vocês!” Essa mensagem ressoou entre os fãs, que relembraram o histórico encontro das duas jogadoras nas Olimpíadas de Atlanta 1996, onde as cubanas de Mireya eliminaram as brasileiras nas semifinais. Naquela competição, Cuba levou o ouro e o Brasil garantiu o bronze.
Os comentários nas redes sociais destacaram a trajetória das jogadoras. Um usuário comentou: “A vida é muito impressionante mesmo. Quem viveu o Brasil x Cuba jamais imaginaria um vídeo desses! Viva o esporte! Duas monstras sagradas da história do vôlei!” Outra internauta fez uma brincadeira, dizendo: “Mireya é um ícone do vôlei mundial! Eu já xinguei-a tanto!” A comentarista esportiva Glenda Kozlowski também expressou sua surpresa: “Quem diriaaaaaaaaa, Mireya torcendo pelo Brasil! Isso é histórico!!! Que arraso!!!”
Na noite anterior, as duas medalhistas estiveram juntas assistindo à vitória da dupla Duda e Ana Patrícia, que conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia, também na icônica Torre Eiffel.
Virna possui o título de bi medalhista olímpica, tendo conquistado bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e em Sydney 2000. Por sua vez, Mireya é uma tripla campeã olímpica, subindo ao pódio em Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000.
O Desempenho nas Finais
No que se refere à competição em Paris, o Brasil garantiu a medalha de bronze após vencer a Turquia por 3 a 1, com os sets terminando em 25-21, 27-25 e 25-15. A partida foi marcada pelo equilíbrio, reflexo da rivalidade entre as equipes.
Um destaque individual foi a ponteira Gabi, que após uma atuação abaixo do esperado contra os Estados Unidos na semifinal, voltou a brilhar, contribuindo com 28 pontos e boas defesas para a vitória da Seleção Brasileira.